04/11/2010 - Meio Norte
Ainda no mês de novembro a Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP) vai abrir licitação para expansão do metrô para bairros da zona Sul de Teresina, como Saci, Parque Piauí e Lourival Parente
A Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP) vai abrir licitação,já neste mês de novembro, para as obras de expansão das linhas do metrô de Teresina para vários bairros da zona Sul – Saci, Promorar, Parque Piauí, Bela Vista e Lourival Parente. A informação é do diretor presidente da CMTP, Marcos Silva. Além disso, há a previsão da construção de mais duas estações novas, além de reformas nas já existentes.“Estamos abrindo o processo de licitação, portanto, é bom que as firmas candidatem- se logo”, explicou Silva.
As duas novas estações ficaram nos seguintes locais:uma delas ficaria nas proximidades do Bairro São João; e outra no Bairro Piçarra. A Cmtp estima que os trabalhos de construção das novas estações e da ampliação das linhas sejam iniciados já em janeiro de 2011.
A companhia acabou de concluir um estudo de viabilidade técnica na linha Teresina-Altos, que foi palco de um revés no último mês de setembro, quando o trem que voltava da viagem inaugural neste trecho sofreu um acidente e acabou descarrilando. O estudo concluiu que há a necessidade de trocar dormentes nesta linha, já que há trens pesados que passam no local com mais de 100 vagões. “Foi um azar que nós tivemos. Algumas dormentes não resistem aos efeitos do sol e da chuva, e acabam cedendo, o que deixa a linha desnivelada. Mas já estamos fazendo esse trabalho de recuperação para que o trem opere com mais segurança”, disse o diretor, ressaltando que o episódio da viagem inaugural aconteceu justamente por conta de um desses desníveis na linha. A expectativa de Marcos Silva é viabilizar a vida de um equipamento especial de Fortaleza-CE, para acelerar a manutenção da linha Teresina- Altos e dos demais percursos. “Há um equipamento chamado Placer, que é capaz de nivelar sozinho vários quilômetros de ferrovia por dia. Vamos tentar trazê-lo para fazer reparos no trecho Teresina- Altos e também na parte que liga os bairros da Matinha ao Dirceu”, adiantou. A estimativa para a conclusão dos serviços de troca de dormentes é de cerca de três meses. Para construir as novas estações e posteriormente a ampliação até a zona sul, a Cmtp espera contar com parcerias que devem ser firmadas com a Prefeitura de Teresina.
Fonte: Jornal Meio Norte (Impresso - Dia 04/11/2010)
Nenhum comentário:
Postar um comentário