26/06/2015 - Portal O Dia - Teresina/PI
O trem urbano de Teresina está realizando viagens apenas nos horários da manhã entre 5h45 às 7h05 e no turno da tarde das 17h15 às 18h40. O metrô atende cerca de 10 mil pessoas em suas nove estações, distribuídas. A quantidade de viagens realizadas por dia foi reduzida devido a manutenção que está sendo realizada desde o dia 22 de maio e tem previsão de término para o final de julho. Após a finalização das obras, a circulação voltará aos horários habituais.
Isto porque a Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP) está fazendo a troca de nove mil dormentes dos trilhos. A obra, que pretende atuar em outros aspectos do serviço, como a troca de 9500 m³ de brita, foi viabilizada através de parceria com a Transnordestina, em função do Programa de Aceleração do Crescimento Mobilidade Urbana (PAC) e tem um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões.
Em 2011, com informações do site da Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro), a CMTP realizou a substituição de 4.700 dormentes da linha férrea. Segundo a diretoria do órgão, até o final deste ano, deveriam ser trocados mais 5 mil dormentes. De acordo com o site, a substituição dos 4.700 dormentes aconteceu em locais onde existia probabilidade de acidentes, como curvas, passagens de nível e pontos onde há aparelhos de mudança de linha. Após a troca foi feito um teste dinâmico com o trem para verificar a estabilidade da linha. Os testes foram feitos em todas as linhas entres estações do metrô.
Em março deste ano, houve um descarrilamento do trem urbano próximo à estação do bairro Matinha, no centro de Teresina ocasionado por uma peça chamada rodeio, que saiu dos trilhos. Em maio do ano passado, o metrô da capital parou de funcionar após descarrilamento de um trem cargueiro da Transnordestina próximo à Avenida Boa Esperança, Zona Sudeste de Teresina. Em 2011, o trem descarrilou cerca de quatro vezes em apenas 40 dias. Uma delas, próximo ao balão do cemitério São José, na estação da Matinha.
Por: Ana Paula Diniz- Jornal O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário