28/11/2012 - G1
Usuários reclamam da falta de segurança, sinalização e conforto do metrô. Tempo de espera chega até uma hora e vinte minutos.
A equipe de reportagem do PI TV acompanhou uma viagem no Metrô de Teresina do terminal do grande Dirceu até o ponto final no terminal Alberto Silva, no centro da cidade. Demora, falta de segurança e estrutura em trens, terminais, trilhos e vagões é o resultado da expedição.
O Metrô tem horário marcado para sair e retornar e as viagens acontecem com intervalos de uma hora e vinte minutos. Além disso, funciona apenas de segunda a sexta-feira.
No terminal do bairro Dirceu, os usuários reclamam da estrutura do local. "Se está chovendo os bancos ficam todos molhados, senão é a poeira que nos incomoda. Pior, não tem ninguém para limpar o terminal", afirma a aposentada Antonia Silva.
A equipe do PI TV embarcou na viagem e pôde constatar o desconforto dos passageiros e a temperatura elevada dentro do vagão. Por questões de segurança, não há entrada de ventilação e o ar condicionado não funciona a contento. Os usuários também denunciaram que as portas ficam abertas durante a viagem, fato flagrado pela equipe do reportagem.
A viagem do terminal do Dirceu até a terminal Alberto Silva no centro de Teresina levou 45 minutos. A estação do centro não tem acessibilidade, já que o elevador e a escada rolante não funcionam. A única forma é percorrer os 40 degraus da escada.
"Hoje o grande Dirceu sofre muito por conta das péssimas condições do Metrô. A gente vive hoje de muitas promessas, a Companhia Metropolitana de Teresina promete muito e não cumpre nada", afirma o líder comunitário Jailson Rodrigues.
Segundo o superintendente da Companhia Metropolitana de Transportes(CMTP), Antonio Sobral, em 2013 será implementado um projeto de reestruturação da linha. Serão comprados cinco novos trens, a linha será duplicada e o tempo de espera deve cair para 15 minutos. Sobral disse ainda que a segurança será reforçada com grades no terminais e que a sinalização no grande Dirceu deve ser melhorada. Também estão previstas a construção de cinco novos terminais nos bairros Piçarra, São João, Mafuá, Cristo Rei e povoado Mandacaru.
Fonte: Do G1 PI
Nenhum comentário:
Postar um comentário