quinta-feira, 21 de julho de 2011

Metrô descarrila pela sexta vez e assusta famílias em Teresina
Publicado: quinta-feira, 21 de julho de 2011
Sem transportar passageiros há quase dois meses, vagões levavam dormentes para recuperação da linha férrea.


Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com

O metrô de Teresina saiu dos trilhos mais uma vez. O novo acidente ocorreu no cruzamento das ruas Tibério Nunes e Goiás, no bairro Ilhotas, zona Sul, na tarde desta quinta-feira (21). O segundo vagão descarrilou quando estava sem passageiros e transportava dormentes novos para a recuperação da linha férrea. Porém, estava a 10 metros das casas da região.

Vera Orlene mora próximo aos trilhos e disse ao Cidadeverde.com que os barulhos pareciam tiros e se assustou no momento do acidente. Algumas pessoas saíram correndo de suas casas com medo. Populares ligaram para o 190 e homens do 1º Batalhão da Polícia Militar foram ao local acompanhar a situação.

No último dia 13, mesmo fora de operação, o metrô saiu dos trilhos por 100 metros no pátio da RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A). Ele havia sido usado para fazer a entrega de dormentes para a reforma dos trilhos. Na época, o diretor da Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP), Antônio Sobral, deu previsão de que o metrô voltaria a funcionar no dia 25 de julho.

No início de junho, o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA/PI) emitiu laudo apontando falhas e necessidade de substituição de 4 mil dormentes, trabalho que já vinha sendo realizado pela CMTP. Os engenheiros também apontaram que cerca de 30 casas nas imediações devem ser desapropriadas.

Antes disso, o metrô havia descarrilado por quatro vezes: nos dias 14 e 25 de abril, sobre a ponte ferroviária no bairro Cristo Rei, zona Sul; dia 16 de maio, no Renascença, zona Sudeste (onde houve indícios de sabotagem); e dia 24 de maio na Matinha. No primeiro caso, o Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar os passageiros.

No dia 4 de maio, uma falha mecânica fez o trem parar e passageiros seguirem viagem a pé pelos trilhos.

Fonte: CidadeVerde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário