sábado, 8 de outubro de 2011

 Notícias da Imprensa

« Voltar
Linha do Metrô de Teresina será duplicada

06/10/2011 - 180graus

Com a aprovação do montante de R$ 130 milhões pelo Governo Federal para o Piauí, a Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CPMT) implementará o projeto que prevê a duplicação da linha ferroviária da capital, bem como a construção de seis novas estações. Além da ampliação do serviço para os piauienses, a obra irá modernizar as instalações do metrô, tornando-as mais confortáveis e eficazes para os usuários. O projeto inclui ainda a aquisição de quatro novos trens, os quais contêm quatro vagões cada.

Segundo Antônio Sobral, diretor administrativo da CMTP, a ampliação do metrô implicará na redução do tempo de espera dos passageiros, além de melhorar o fluxo dos veículos, já que com a construção da nova linha, uma servirá para a ida, enquanto a outra será para o retorno do metrô.

“O tempo de espera vai diminuir de 40 para 15 minutos. Vale ressaltar também que a nossa estimativa é de que o transporte passa a contemplar pelo menos 50 mil pessoas por dia”, enumera. As estações serão construídas nas seguintes áreas: Mafuá, Piçarra, Cristo Rei, Tancredo Neves, São João e Rodoviária.

O projeto enviado para o Ministério das Cidades inclui também a segregação da linha metroviária e a urbanização da área por onde o metrô circula. Em outras palavras, a Companhia Metropolitana pretende retirar as passagens de níveis (cruzamentos do trem com as ruas) para que a circulação do metrô não cause transtornos para a população. “Para reforçar ainda mais a segurança, também será instalada sinalização automática nessas passagens”, complementa Sobral.

Após a aprovação do repasse pelo Ministério das Cidades, o governador Wilson Martins deve assinar o convênio de mobilidade urbana ainda este mês. Passada esta etapa, a Companhia Metropolitana dará início ainda este ano a elaboração e divulgação dos editais para início das obras. O recurso destinado pelo Governo Federal, por sua vez, deve ser liberado no início do próximo ano.

“Com a implementação do projeto de ampliação do metrô, o serviço será capaz de dar conta da necessidade de mobilidade das pessoas que vivem na região Sudeste da cidade. Nesse contexto, contribuímos ainda com a redução dos congestionamentos no trânsito, pois um número cada vez maior de pessoas irá utilizar o metrô”, argumenta Antônio Sobral.

Companhia apresentará projeto para construção de viaduto

Durante a última reunião com representantes do Ministério das Cidades, em Brasília, ficou acordado que a Companhia Metropolitana de Transportes Públicos enviará um novo projeto para apreciação pelo Governo Federal. Desta vez, a CMTP irá elaborar o projeto de um novo viaduto para a capital, para ser construído na Rua Higino Cunha e com isso retirar o trem de circulação nas passagens de nível. O projeto será enviado ainda esta semana e está orçado em R$ 7 milhões.



Clique e acesse com seu usuário para ter todos os recursos

« Voltar

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do site Revista Ferroviária.

 Notícias Relacionadas
SP: Secretaria publica edital para estudo da Linha 6
Transportes são foco de atenção para Olimpíada no Rio
Linha 4 do Metrô Rio será inaugurada no fim de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário