quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Metrô de Teresina será revitalizado com pacote bilionário de investimento

12/09/2013 - O Dia

Através do Programa Rede Sobre Trilhos será investido R$1,7 bilhão, incluso no programa PAC Mobilidade

O metrô de Teresina será revitalizado. A afirmação é da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP). O projeto vai iniciar em breve e prevê a recuperação e construção dos trilhos, estações e base para os trens. O Plano de Mobilidade Cidade de Teresina - Rede Sobre Trilhos, desenvolvido pelo Governo do Estado, estima que com a realização das reformas e a extensão das linhas férreas a capacidade de passageiros no transporte aumentará para 48 mil pessoas por dia.

De acordo com a CMTP, as estações que hoje apresentam problemas de manutenção estão em processo de reforma na sua estrutura, exemplo do Grande Dirceu e da construção da estação Ilhotas. A estação Matinha terá sua reforma iniciada até o fim de setembro, quando será feita recomposição da sua estrutura. A companhia piauiense também vai dar acessibilidade a todas as estações, o projeto está previsto no programa do PAC - Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades.

O trabalho de limpeza e remoção do entulho também será modificado nos próximos dias assim como a vigilância dos terminais. A empresa responsável já estabeleceu um programa para serviços de limpeza geral na plataforma da via. Em relação à vigilância, a CMTP está viabilizando a contratação com o Governo do Estado, de agentes de vigilância e limpeza para melhorar a conservação e guarda do patrimônio público.

Com uma linha em funcionamento, o metrô de Teresina atende, atualmente, a população que reside nas proximidades das estações Alberto Silva (Centro), Matinha, Frei Serafim, Ilhotas, Renascença, Parque Ideal, Dirceu e Itararé. Através do Programa Rede Sobre Trilhos será investido R$1,7 bilhão, incluso no programa PAC Mobilidade.  Na primeira etapa, com duração de 12 meses, o projeto prevê a remodelação completa de 13,8 quilômetros de trilhos com obras de nivelamento, ajustes geométricos, terraplanagem, drenagem e tratamento dos taludes.

Fonte: Portal O Dia/Mobilize 

Nenhum comentário:

Postar um comentário