quinta-feira, 9 de junho de 2011

Laudo do Crea/PI mostra falhas em trilhos do metrô de Teresina

08/06/2011 - Jornal Cidade Verde

Relatório oficial será divulgado na manhã desta quarta-feira. Número de dormentes obstruídos está acima do tolerável.

Por Thiago Amaral/Cidadeverde.com

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Piauí - CREA/PI - vai divulgar às 10h desta quarta-feira (8) o laudo sobre a situação da linha férrea por onde passa o metrô de Teresina. Engenheiros que fizeram parte da vistoria vão explicar na sede da entidade que a quantidade de dormentes obstruídos está acima do limite tolerável.

O relatório será divulgado quando o metrô completará 15 dias sem funcionar. O quarto e último descarrilamento dos vagões ocorreu no dia 24 de maio. O CREA constatou que a obstrução dos dormentes de madeira tem provocado os acidentes. O limite de dormentes obstruídos seria de 20%, percentual ultrapassado em Teresina.

O diretor-presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Público - CMTP -, Marcos Silva, informou que aguarda o relatório final do CREA para definir quando o metrô voltará a funcionar. O laudo será levado ao promotor Fernando Santos, do Ministério Público, à seccional Piauí da Ordem dos Advogados do Brasil e ao governador Wilson Martins (PSB), que dará a palavra final sobre o caso.

"Só vamos fazer isso (reativar o metrô) com total segurança, para que não ocorra mais nada", disse Marcos Silva, ressaltando que quase mil dormentes já foram trocados desde o último descarrilamento, em especial nos pontos apontados como críticos. A meta é substituir quatro mil. 

Com as substituições já feitas, Marcos Silva acredita que o percentual aceitável de dormentes que precisam ser trocados não compromete o funcionamento do metrô. Por isso, neste fim de semana ele deve circular sem passageiros para a realização de testes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário