quinta-feira, 6 de junho de 2013

Governo do Piauí garante que nova estação do metrô será inaugurada em agosto

06/06/2013 - Portal AZ

O Governo do Estado do Piauí garantiu nesta quinta-feira (6) que, o metrô de Teresina irá receber uma nova estação no mês de agosto deste ano

Projeto da nova estação do metrô de Teresina

créditos: Divulgação

Incluso no projeto de mobilidade urbana do atual governador, Wilson Martins, o ponto prevê atender à população do bairro São João, zona Leste de Teresina, além de áreas circunvizinhas. De acordo com a Companhia Metropolitana de Transporte de Teresina (CMTP), com a nova estação, pelo menos mais 400 passageiros usufruirão diariamente do meio de transporte.

“Essa era uma reivindicação antiga da população da região. No projeto original do metrô já era prevista esta estação, mas, na época da implantação do sistema, não houve recursos para executá-la”, explica Antônio Sobral, diretor técnico da CMTP. Antônio acrescenta que, o projeto atual necessitou de um investimento de R$ 500 mil, cujos recursos são provenientes do Ministério das Cidades através do PAC Mobilidade.

Antônio Sobral ressalta que, até 2014 haverão reformas nas estações de metrô já existentes, além de melhorias na linha férrea, aquisição de mais trens, melhorias de sinalização e passagens de nível. “Além disso, vamos recuperar grandes trechos das vedações ao longo da linha férrea para segurança não só da operação do trem como das comunidades que margeiam a linha”, pontua.

Segundo o diretor técnico da CMTP, as obras que seguem até o próximo ano constituem à primeira etapa do projeto de modernização da linha férrea de Teresina, sendo que, ao final destas intervenções, o metrô estará apto para atender cerca de 20 mil passageiros por dia. “Quando a segunda fase for concluída, a meta é que aproximadamente 50 mil pessoas sejam beneficiadas por esse meio de transporte mais rápido e confortável que os ônibus convencionais”, acredita.

Antônio Sobral destaca ainda que, com a finalização dos serviços realizados pelo Governo do Piauí com recursos do PAC Mobilidade, o percurso da zona Sudeste ao Centro, de metrô, reduzirá dos atuais 35 minutos para 23 minutos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário