sábado, 4 de setembro de 2010

Novo metrô de Teresina será inaugurado no dia 1º de julho



(17/06/2010, às 11:04:05)
Por Rodrigo Antunes - Acesse Piauí

O governador Wilson Martins visitou o pátio de manobras do metrô de Teresina na manhã desta quinta-feira(17). O objetivo era conferir como está o andamento da reforma e construção de novos vagões para uma nova linha de metrô que será instalada em Teresina. Os novos vagões, agora mais leves, podem atingir uma maior velocidade chegando a até 100 Km/h. Eles têm capacidade para transportar até 350 passageiros.

“Com esse novo trem poderão ser transportados até 45 mil passageiros por dia nas vias férreas de Teresina. O tempo de espera entre um trem e outro agora cairá de 30 para 15 minutos nas plataformas de embarque e desembarque”, declara Marcos Silva, presidente da Companhia de Metrô de Teresina. Os novos investimentos somam a ordem de R$ 5 milhões e tem como finalidade levar os novos trens até outras cidades como Altos, Timon, Codó e Caxias no Maranhão. “Esse investimento faz parte das políticas públicas para interligar os estados. Nada nos impede de levar esse trem até Timon, onde a prefeira Socorro já nos apresentou um bom projeto”, cita Marcos.
Wilson confere motor do novo trem
Wilson confere motor do novo trem

Segundo o governador Wilson Martins, o novo trem tem prazo de entrega no dia 1º de julho. “Nossa meta é diminuir o tempo de espera e aumentar o número de usuários. Pretendemos ligar Teresina a cidades próximas com mais de 100 mil habitantes como Timon, Codó e Caxias”, disse Wilson.

O número de passageiros transportados pelo novo trem equivale a cerca de 13 ônibus coletivos. Com isso, se todos os 4 trens funcionarem normalmente será o equivalente a 50 ônibus coletivos em número de passageiros transportados. “Esperamos agora uma parceria com as empresas de ônibus para que as linhas levem as pessoas até as plataformas. É uma forma viável de se diminuir a intensidade do tráfego nas ruas e avenidas do centro de Teresina”, finaliza o presidente da Companhia de Metrô.
Governador posa com operários da Companhia de Metrô
Governador posa com operários da Companhia de Metrô

OS CRUZAMENTOS COM AVENIDAS

O presidente da Companhia de Metrô de Teresina disse que dentro de dois meses a empresa dará início às obras de desvio da linha férrea dos cruzamentos com a avenida Higino Cunha, no bairro Renascença. “Já estamos providenciando as licitações. Em dentro de dois meses faremos os desvios. É coisa rápida, não vai demorar muito”, garantiu Marcos Silva.

Os cruzamentos são alvo de reclamações constantes por parte de motoristas e pedestres. Em alguns locais as guaritas e equipamentos de sinalização não funcionam e faltam guardas para orientarem o trânsito no momento da passagem dos trens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário